Sobre o Blogger

O que fazemos aqui?

Para o estudo da disciplina de Diplomática e Tipologia Documental em conjunto com a disciplina Arquivo Permanente I do Curso de Arquivologia/UNB, foi idealizado esse espaço no registro de atividades e o percurso da investigação arquivística desenvolvido pela equipe de investigadoras: Érica Costa, Fernanda Macena, Kadidja Valéria, Lirah Ganej e Roseni Ximenes.

A temática aqui apresentada tem como ação a investigação com um olhar arquivístico, ou seja, pesquisar e conhecer instituições com poder judiciário e de polícia  com foco no seu tratamento documental. Para dimensionar o blog, apresenta-se também conceitos, estudos de casos, curiosidades e indicações de filmes relacionados ao tema.


Estipulamos um documento que pudesse desvendar os questionamentos que foram surgindo no andamento das disciplinas na prática. O documento é um Processo de Divórcio Litigioso contextualizado no Arquivo do TJDFT.


Utilizamos a diplomática para a análise individual dos itens documentais que constituem o processo. E, compreendendo a diplomática, realizamos a análise tipológica identificando no contexto de produção, o tipo documental, qual a função no conjunto documental que está inserido, e porque é considerado de guarda permanente.


Acompanhe nossa investigação arquivística!


Nenhum comentário:

Postar um comentário