sexta-feira, 15 de maio de 2015

Visita técnica Arquivo da Polícia Militar


Movidas pelo nosso espírito curioso, nós do Investigação Arquivistica fomos em busca de respostas às perguntas que nos vinham a mente quando pensávamos em arquivos criminais. Baseados nisso, fizemos uma visita técnica ao Arquivo Central da Polícia Militar do Distrito Federal para conhecer sua rotina, situação e para sanar dúvidas. 
Nossa visita foi orientada pelo Sargento Cleuter Godinho, que é o arquivista responsável pelo Arquivo Central. Entendemos, pela visita que a função da "PM" é a prevenção de crimes, e por isso a instituição não tem como função investigar.



Em cada batalhão, é feita a guarda dos documentos que eles produzem e que são organizados pelos próprios policiais que são treinadas pela equipe do arquivo. O Arquivo Central da “PM”, fica localizado no Setor Policial Sul, ali recebe-se os documentos dos batalhões. Essa documentação que é transferida, se não estiver sido arquivisticamente tratada, são devolvidas ao batalhão de origem. De dar orgulho em futuro arquivista? No arquivo central, ocorre o restante do tratamento arquivistico adequado, orientado pelos dois arquivistas responsáveis pela documentação de toda instituição.

            Mais informações sobre o arquivo da Polícia Militar do Distrito Fereral, clique aqui.

Como, ressaltando, a Polícia Militar tem um tipo de policiamento de caráter ostensivo, não ocorre à guarda de documentos tridimensionais, alvos de perícias e investigações. Mas se esta era a sua dúvida, chegaremos lá meu leitor curioso. No Arquivo da Polícia Militar só tem papeis mesmo... Bom, por meio dessa visita, foi possível compreender melhor a relação dos documentos da “PM” com os processos criminais. Aguarde cenas dos próximos capítulos aqui no blog. Caso tenham restado dúvidas sobre este arquivo, comente aqui em baixo. Teremos o prazer em investigar para você!
Um abraço da turma de investigação arquivística 

Nenhum comentário:

Postar um comentário